Seja mais vital, saudável e equilibrado - aprenda a trabalhar com a respiração.

Seja mais vital, saudável e equilibrado - aprenda a trabalhar com a respiração. Muito já foi escrito sobre a respiração - e com razão. Ela garante funções vitais da vida.

2/19/20243 min read

Seja mais vital, saudável e equilibrado - aprenda a trabalhar com a respiração.

Muito já foi escrito sobre a respiração - e com razão. Ela garante funções vitais da vida e influencia significativamente nossa saúde física e mental. Vamos resumir por que é tão importante para nós.

A respiração é, antes de tudo, uma excelente auxiliar e impulsionadora. Durante a respiração, alongamos uma série de músculos e movimentamos praticamente cada parte do nosso corpo. Durante a inspiração, o peito se eleva para cima, as costelas superiores se expandem para frente e as inferiores para os lados.

A função significativa é desempenhada pelo diafragma, que está conectado ao assoalho pélvico - são músculos que trabalham em harmonia. Podemos imaginá-los como uma bomba que auxilia na circulação adequada de nossa energia vital para o funcionamento saudável dos órgãos e para manter a vitalidade.

Como a respiração nos afeta?

Quando respiramos rapidamente, ativamos todo o corpo, a frequência cardíaca aumenta e entramos em estado de estresse. Com a respiração rápida e superficial, o nível de cortisol no sangue aumenta, o que não é benéfico para nossa saúde a longo prazo.

Se acalmarmos e aprofundarmos a respiração, estimulamos diretamente o nervo vago, o principal nervo do sistema parassimpático, que induz a liberação de hormônios benéficos - serotonina e ocitocina. Esses hormônios possibilitam a revitalização, melhor digestão e relaxamento. A respiração correta pode nos mudar para um estado geral de satisfação, nos sentimos melhor e mais bonitos.

Com a respiração, a energia entra no corpo

Você já percebeu que muitas vezes se senta curvado, com o peito para fora, ou se inclina demais para trás? A postura pode afetar como a respiração flui pelo nosso corpo - e se não for ideal, a respiração se concentra em um lugar, o que é um problema. A energia flui pelo corpo com a respiração, e se encontrar resistência - seja nas costas curvadas, na postura arredondada ou em uma postura corporal defeituosa -

pode estagnar. Eventualmente, isso se manifesta no corpo - fadiga, dor, inflamação e até doenças mais sérias. A estagnação da circulação piora a troca de nutrientes, a absorção de nutrientes e a saúde dos órgãos. Quando a energia não flui pelo corpo como deveria, você sentirá isso fisicamente e mentalmente - refletindo na beleza e vitalidade.

Por acaso, você comete um desses erros comuns?

Você direciona a respiração principalmente para o peito, o chamado "peito estufado".

Você projeta as costelas inferiores para fora e concentra a respiração abaixo das clavículas. Tende a retrair o umbigo, trava na região do peito e cria pressão no assoalho pélvico. Pode sentir dores na transição entre o peito e o quadril.

Você envia a respiração principalmente para o abdômen.

Você tem o abdômen inchado, saliente e relaxado. Isso bloqueia as costelas e sobrecarrega significativamente a coluna lombar.

E quais são as outras funções da respiração?

Estabilização do corpo

A cada inspiração, de uma maneira suave, todos os músculos e articulações do corpo são mobilizados. Quando inspiramos, criamos uma pressão abdominal que desce, gerando pressão intra-abdominal, o que nos permite estabilizar o tronco e a coluna no lugar.

Auxílio na digestão

Se respiramos corretamente - profundamente, completamente e em um ritmo tranquilo - o diafragma massageia o trato digestivo, contribuindo para seu funcionamento mais eficiente.

Produção da fala

Você conhece aquela sensação quando está estressado, a garganta se contrai e você não consegue emitir um som? Nestas situações, a respiração também é eficaz - basta lembrar como a respiração profunda e calma estimula nosso sistema parassimpático. A tensão é substituída pelo relaxamento em breve.

Além disso: Talvez você se surpreenda ao saber que os órgãos responsáveis pela fala - as pregas vocais, a laringe, as vias respiratórias - são semelhantes aos órgãos genitais (Interessado em como? Assista ao vídeo acima). E essa semelhança não é pura coincidência - quando nosso corpo está tenso devido à respiração rápida e superficial, não apenas a garganta se contrai, mas também o assoalho pélvico.

A respiração está longe de ser apenas sobre a necessidade de oxigênio. A respiração também tem um impacto funcional em nosso corpo. Quando aprendemos a trabalhar corretamente com ela, isso se reflete positivamente em todas as áreas de nossas vidas.