Respire fundo novamente - pela sua saúde, beleza e vitalidade.
A obsessão por um estilo de vida saudável é um distintivo de nossa geração, e mesmo assim, muitas vezes esquecemos o básico. A respiração. Uma atividade tão automática para nós que, na verdade, tendemos a esquecer o quão importante é. A respiração nos proporciona energia, alivia o estresse e mantém nosso corpo equilibrado. Talvez devêssemos prestar mais atenção à nossa respiração e valorizá-la como um elemento-chave de um estilo de vida saudável...


A obsessão por um estilo de vida saudável é um sinal distintivo da nossa geração, e mesmo assim, frequentemente esquecemos o básico. Respirar. Uma atividade tão automática para nós que nem pensamos nisso. A respiração garante as funções vitais, traz saúde e energia. E ao mesmo tempo, é a maneira mais eficaz de acalmar, relaxar e viver o momento presente - se o fizermos corretamente.
Inalação - exalação. Afinal, não há nada complicado nisso, certo?
O que acontece no corpo quando respiramos corretamente?
Os ensinamentos tradicionais do Oriente reconhecem a respiração como uma força e poder excepcionais. E com razão - quando respiramos pelo nariz, profundamente e completamente, uma calma se espalha pelo corpo. O sistema parassimpático envia um sinal ao cérebro, que libera hormônios da felicidade - serotonina e ocitocina. O resultado? Nosso corpo se revitaliza e, por exemplo, a digestão melhora. Estamos relaxados, mais bonitos, até mais atraentes.
... e o que acontece nos momentos em que "trapaceamos" na respiração?
O aumento e a respiração superficial geralmente estão ligados à constante pressa e estresse. Então, o sistema simpático prevalece. Ativa-se quando estamos enfrentando perigo ou ameaça - basicamente, quando estamos em perigo. Isso inicia uma reação de estresse e libera hormônios do estresse - adrenalina e cortisol - no corpo. Estamos alertas, órgãos menos essenciais são privados de sangue, as palmas das mãos suam, a frequência cardíaca aumenta. A curto prazo, é uma reação benéfica, protege nossa saúde. Se durar a longo prazo, nos prejudica - ganhamos peso, ficamos cansados, doentes e exaustos.
Quanto mais prana, mais vitalidade.
Ao respirar corretamente, desenvolvemos nossa força de vida, a energia vital ou prana. Civilizações antigas acreditavam há milhares de anos que o corpo é percorrido por canais pelos quais flui o prana. E as mais recentes descobertas neurofisiológicas concordam - referem-se ao sistema miofascial, que conecta todo o corpo.
Se o fluxo de prana for retardado ou bloqueado, ocorre estagnação e a doença se instala. O fluxo estável de prana pode ser apoiado e mantido por várias métodos: desde acupuntura até yoga e ayurveda, até uma dieta picante. Uma das técnicas mais eficazes é a técnica de respiração correta.
Tente novamente: uma inalação longa, cheia, profunda e consciente pelo nariz. Você percebe a diferença?
Como o trabalho com a respiração está relacionado à saúde feminina.
O assoalho pélvico, assim como o diafragma, faz parte do sistema de estabilização profunda. Funciona em conjunto com nossa respiração - relaxa com a inalação, ativa-se com a exalação. Isso cria uma "bomba" que ajuda no fluxo de nossa energia vital. Para que o assoalho pélvico cumpra sua função, deve ser flexível durante toda a nossa vida.
O que pode afetar o bom funcionamento do assoalho pélvico:
- gravidez e lesões no parto,
- uso de anticoncepcionais hormonais,
- hábitos alimentares ruins,
- sobrecarga (exercício inadequado, levantamento de pesos),
- estresse e tensão psicológica a longo prazo.
O excesso de esforço do assoalho pélvico em situações de vida desafiadoras, juntamente com a respiração acelerada e superficial, pode levar a uma maior tensão do assoalho pélvico. E daí é apenas um passo para problemas que afetam nossa saúde física e mental:
- dores crônicas na pelve, cabeça e sistema musculoesquelético,
- menstruação dolorosa,
- qualidade comprometida da experiência amorosa,
- perda de libido,
- dor durante o sexo.
Um assoalho pélvico excessivamente contraído pode nos incomodar durante o parto, quando é muito mais difícil relaxar. O Aniball ajuda de maneira simples a descobrir o assoalho pélvico e a aprender a trabalhar eficientemente com ele: usando a respiração correta para ativar e relaxar os músculos do assoalho pélvico, para facilitar ao máximo o caminho do bebê ao nascer.
Agora, feche os olhos por um momento e tente novamente: uma inalação longa e profunda no abdômen e uma exalação lenta e fluida pelo nariz. Você sente a calma e a energia fresca fluindo pelo seu corpo?
Encontre alguns minutos durante o dia apenas para você, sua mente e sua respiração. O treinamento da respiração correta não custa nada, e ainda é o melhor investimento que você pode fazer em sua saúde e bem-estar mental.