Por que o assoalho pélvico saudável deve ser nossa mantrá em todas as idades?

Por que um assoalho pélvico saudável deve ser nossa mantra em todas as idades? Diferentes períodos de nossas vidas trazem desafios diferentes. No entanto, eles compartilham um aspecto comum - sem...

10/27/20232 min read

Por que um assoalho pélvico saudável deveria ser nossa mantra em cada idade?

Diferentes períodos de nossas vidas trazem desafios diversos. No entanto, compartilham um aspecto comum - independentemente da idade, precisamos ter um suporte em nosso corpo no qual possamos confiar com segurança. Seja aos 20 frescos, aos 35 ou um pouco acima dos 50, nossos problemas de saúde podem ter a mesma origem.

Se você se identifica com alguma das seguintes situações, esteja atenta:

  • Sofre com menstruações dolorosas e não pode passar um mês sem a pílula rosa?

  • É uma mulher no auge da vida, pratica muito esporte, tenta viver de acordo com os princípios de um estilo de vida saudável, tem um ótimo parceiro - mas ainda assim, não consegue conceber o tão desejado bebê?

  • É uma mãe ativa, mas desde o parto, tem receio de rir sinceramente e não se atreve mais a pular em um trampolim com as crianças devido a experiências de escape involuntário de urina?

  • Sofre frequentemente com dores de cabeça ou nas costas? Sente-se desanimada, cansada, perdeu o entusiasmo pela vida e o sexo com o parceiro já não é mais divertido?

O denominador comum dessas dificuldades pode ser o assoalho pélvico - uma estrutura profundamente escondida, mas muito importante em nosso corpo, cuja existência talvez nem tenhamos consciência. Mesmo assim, ela afeta significativamente nossa vida diária.

Para que o assoalho pélvico cumpra sua função básica, ele precisa ser flexível. No entanto, essa flexibilidade pode ser perdida durante períodos de vida mais desafiadores, quando é excessivamente exigida. O funcionamento adequado pode ser influenciado por fatores como:

  • gravidez, parto, mudanças hormonais relacionadas ao uso de anticoncepcionais ou menopausa,

  • estilo de vida não saudável, excesso de peso, falta de exercício e carga física excessiva, estresse ou calçados inadequados

Quais problemas um assoalho pélvico que não funciona corretamente pode causar?

Quando os músculos do assoalho pélvico perdem sua flexibilidade, isso se manifesta com a flacidez ou, pelo contrário, tensão desses músculos. Nenhum desses extremos sinaliza algo bom.

  • A tensão aumentada do assoalho pélvico leva a menstruações dolorosas, piora na qualidade da experiência amorosa, incapacidade de engravidar e parto complicado com lesões significativas nos tecidos moles.

  • No caso oposto, quando os músculos do assoalho pélvico estão flácidos, podemos sofrer de incontinência urinária, diástase, hérnia na área da virilha, umbigo ou diafragma, e uma série de outras dificuldades

Nem contraídos, nem flácidos - então, qual é o ideal?

Graças aos conhecimentos científicos atuais e às recomendações de fisioterapeutas, sabemos que devemos harmonizar o assoalho pélvico, dedicando-se igualmente à ativação - fortalecimento das partes flácidas e à relaxação - liberação de espasmos. Conhecemos muitos métodos e instruções para o treinamento do assoalho pélvico, mas o problema comum para iniciantes geralmente é encontrar e entender o assoalho pélvico e como ele funciona.