O que é incontinência e como tratá-la?
O vazamento involuntário e incontrolável de urina é um problema sério que certamente não afeta apenas mulheres idosas, mas pode ocorrer em qualquer mulher, em qualquer idade, mesmo que seja apenas temporário (por exemplo, durante a gravidez ou após o parto).


O vazamento involuntário e incontrolável de urina é um problema sério que certamente não afeta apenas mulheres idosas, mas pode ocorrer em qualquer mulher, em qualquer idade, mesmo que seja apenas temporário (por exemplo, durante a gravidez ou após o parto).
O problema surge de várias causas (defeitos congênitos, patologias neurológicas, inflamações e câncer do trato urinário, enfraquecimento do assoalho pélvico durante a gravidez, parto, menopausa, esforço físico prolongado, obesidade, etc.) e afeta significativamente a qualidade de vida das mulheres em muitos aspectos - higiênico, de saúde, econômico e, não menos importante, social.
Geralmente é tratável em qualquer idade, mas o maior problema são os constrangimentos e a ocultação desses problemas, que muitas vezes podem levar à restrição das atividades pessoais, sociais e profissionais, tendo também um impacto negativo no estado mental das mulheres (ansiedade, insônia, isolamento, etc.).
Não tenhamos medo de falar abertamente sobre esse tema, não há motivo para se envergonhar, já que o vazamento involuntário de urina pode afetar metade das mulheres ao longo de suas vidas.
É sempre necessário consultar um especialista para discutir os problemas, identificar a causa e ajudar a escolher a solução mais adequada! O vazamento involuntário de urina pode estar relacionado a um diagnóstico grave, como câncer, e, portanto, é aconselhável procurar um médico primeiro!
Tipos mais comuns de incontinência
1. Incontinência de esforço:
- Surge durante o esforço físico, manifestando-se com vazamento de urina durante atividades físicas relacionadas a um aumento súbito da pressão intra-abdominal - como tossir, rir, movimentos bruscos.
- Pode ser causada por predisposições genéticas, enfraquecimento do assoalho pélvico devido à gravidez, parto, esforço físico prolongado, falta de estrogênio na menopausa, tosse crônica, lesões ou cirurgias na pelve, obesidade e tabagismo.
2. Incontinência de urgência:
- Associada à bexiga hiperativa. Manifesta-se com uma urgência repentina de urinar, geralmente acompanhada de vazamento involuntário de urina durante o dia e a noite.
- Aqueles afetados por esse tipo de incontinência podem se sentir desesperados, fisicamente e mentalmente exaustos, pois esse problema afeta e limita significativamente suas vidas diárias.
- A causa primária pode ser várias condições neurológicas ou esses problemas podem surgir secundariamente como resultado de inflamação, câncer, cirurgias ou radiação no trato urinário.
3. Incontinência pós-parto:
- A gravidez e o parto representam uma carga significativa para o assoalho pélvico, e isso pode se manifestar temporariamente com vazamento involuntário de urina no pós-parto.
- No entanto, se esse problema persistir por mais de 6 meses, pode ser um sinal de um dano mais significativo ao assoalho pélvico e exigir intervenção.
Como tratar a incontinência?
O primeiro passo no tratamento, especialmente para a incontinência de esforço, deve ser o fortalecimento direcionado dos músculos do assoalho pélvico, que, por meio de treinamento regular e persistente, pode levar à redução ou até eliminação dos problemas. Os exercícios em si não são muito exigentes, e se realizados com consistência, podem levar ao sucesso.
O Aniball Inco, um dispositivo médico, pode ser um auxiliar útil para descobrir o assoalho pélvico, sua força e compreender como ele funciona. O balão Inco, inserido na vagina devido à sua forma e tamanho variáveis, se adapta perfeitamente à anatomia individual da mulher, proporcionando a principal vantagem. O balão fornece um feedback importante sobre a qualidade do trabalho dos músculos, pois a ativação e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico causam um leve movimento do balão dentro da vagina.