Descubra o assoalho pélvico - um tesouro escondido em nosso corpo.
Comumente, negligenciamos ou talvez nem mesmo saibamos de sua existência. No entanto, poucas coisas afetam a qualidade de nossa vida tanto quanto o assoalho pélvico - desde a postura correta do corpo, passando por nossa sexualidade, problemas com menstruação dolorosa e ovulação, até o estado mental geral, vitalidade e entusiasmo.


Como funciona o assoalho pélvico em nosso corpo?
Com sua forma semelhante a um suporte em cruz, revela uma de suas funções fundamentais - é um suporte para vários órgãos importantes. Mantém-os em posição ideal e apoia a circulação sanguínea neles. Quando o sangue e a linfa fluem saudavelmente por nosso corpo, nossa energia vital também flui.
Onde há elasticidade, há fluxo, atividade e vida.
Para que o assoalho pélvico possa contribuir para nossa saúde geral, deve estar em boa condição. Ao longo de nossa vida, deve permanecer flexível. Somente assim pode se adaptar às demandas diárias que colocamos sobre ele com nosso estilo de vida.
O que acontece se não cuidarmos dele?
Gravidez e parto, mudanças hormonais, menopausa, mas também aumento do estresse psicológico, estresse, falta de movimento ou calçados inadequados... todas essas são fases e situações da vida em que o assoalho pélvico é mais sobrecarregado do que o normal. E assim, pode acontecer que, devido a essas mudanças desafiadoras, ele perca alguma de suas funções.
O desequilíbrio na tensão do assoalho pélvico afeta negativamente nossa vitalidade e alegria de viver.
Quando o assoalho pélvico perde sua elasticidade, fica muito frouxo e pode nos causar incontinência. Se, por outro lado, estiver cronicamente contraído, literalmente em "espasmo", isso se manifestará em dores em várias partes do corpo, constipação, varizes, perda de libido, infertilidade ou problemas psicológicos.
Existe uma solução?
A boa notícia é que não é uma mudança irreversível. Podemos restaurar a função adequada dos músculos do assoalho pélvico com treinamento regular. O exercício é projetado para se concentrar igualmente na ativação (fortalecimento dos músculos enfraquecidos) e na relaxação (alívio da tensão). Durante o treinamento, o assoalho pélvico se harmoniza, suas funções naturais são gradualmente restauradas, e os músculos recuperam a capacidade de se contrair e relaxar de acordo com nossas necessidades.
Com o que o treinamento dos músculos do assoalho pélvico pode ajudar?
- Com processos regenerativos após o parto,
- Com estabilidade e mobilidade da coluna vertebral e articulações do quadril,
- Tem um bom impacto na posição dos órgãos pélvicos, promovendo assim sua função saudável,
- Com a qualidade das experiências sexuais
- E também com o estado mental geral.
Se você adicionar um único ritual diário para a saúde que terá um impacto em sua saúde e vitalidade, definitivamente considere cuidar do assoalho pélvico. Dê a ele a atenção devida e observe as mudanças positivas que o exercício regular trará.