A massagem do períneo

Periné, também conhecido como períneo (a área entre a vagina e o ânus), é uma parte das partes íntimas femininas. É composto por músculos do assoalho pélvico. O assoalho pélvico é uma estrutura importante no corpo humano.

4/12/20233 min read

Períneo, também conhecido como períneo (a área entre a vagina e o ânus), é parte das partes íntimas femininas. É composto por músculos do assoalho pélvico. O assoalho pélvico é uma estrutura importante do corpo humano. Ele é responsável por várias funções essenciais - suporte, estabilização; participa em muitos dos movimentos diários, influencia a sexualidade, fertilidade, qualidade do parto e também nossa psique. É um detector de emoções, o centro da força e autoconfiança feminina.

O que você encontrará no artigo?

  • Por que realizar a massagem no períneo?

  • Para quem é recomendada a massagem no períneo?

  • Quando massagear - quando começar?

  • A massagem no períneo é segura?

  • O que não esquecer durante a massagem?

  • Como realizar a massagem no períneo?

  • Dispositivos comprovados para massagem no períneo

Por que realizar a massagem no períneo?

O parto é um teste de estresse exigente para o assoalho pélvico. Se o períneo for ferido durante o parto (rasgado ou cortado), esse desequilíbrio pode resultar em consequências significativas para a saúde física e mental. Isso ocorre mesmo em partes aparentemente não relacionadas do corpo. Portanto, é muito importante prevenir lesões no períneo e evitar complicações desconfortáveis, como incontinência, dores de cabeça, dores lombares, durante o sexo ou menstruação; hemorroidas, constipação crônica, etc., ou no nível psicológico - fadiga, tristeza, depressão.

Para quem é recomendada a massagem no períneo?

A massagem no períneo é uma das opções de prevenção de lesões no parto. Promove a elasticidade dos tecidos e pode reduzir o risco de lesões ou a necessidade de uma episiotomia, que é uma intervenção cirúrgica e sempre resulta em uma lesão de pelo menos segundo grau (afeta a pele, subcutâneo, mucosa vaginal e músculos do assoalho pélvico), geralmente com consequências para toda a vida, como indicado, entre outras coisas, pelas recomendações oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS):

"Realizar episiotomia sistematicamente não é justificado. Métodos alternativos devem ser usados para proteger o períneo. Com exceção de casos em que o bebê está em perigo, pesquisas mostram que a episiotomia geralmente causa mais dor e sofrimento para as mães do que benefícios para os bebês."

Existem opiniões contraditórias sobre se a massagem no períneo é realmente comprovadamente eficaz, mas dos resultados disponíveis de estudos científicos, parece que é vantajosa e melhor do que nada. É destinada principalmente a mulheres conscientes que desejam se preparar ativamente para o parto. Naturalmente, depende de cada mulher escolher o método de prevenção que deseja. Algumas mulheres rejeitam a massagem no períneo, enquanto para outras ela se torna uma maneira favorita de diversificar a vida de casal nos últimos meses de gravidez.

Instruções importantes antes de começar a massagem

Quando realizar a massagem - quando começar?

Realize a massagem 4 a 6 semanas antes da data prevista para o parto. Antes disso, não faz sentido! A elasticidade dos tecidos do assoalho pélvico aumenta devido à ação dos hormônios nos últimos 4 semanas de gravidez e mais intensamente diretamente no momento do parto.

A massagem no períneo é segura?

  1. Se você sofre de inflamação vaginal (caracterizada por vermelhidão, coceira, corrimento, etc.), é melhor adiar a massagem. Pode aumentar a infecção e, devido à fragilidade aumentada da área, também pode causar lesões adicionais.

O que não esquecer durante a massagem?

  • As mãos devem estar limpas e lisas, devido ao risco de infecção e lesão!

  • Para a massagem no períneo, é melhor usar óleo de amêndoa, coco, girassol ou um lubrificante comum. Também pode ser agradável usar várias misturas de óleos enriquecidas com óleos essenciais projetadas especificamente para a massagem no períneo.

  • Massageie preferencialmente todos os dias, mas no máximo 5 minutos! Idealmente após o banho, quando a pele está aquecida e mais maleável.

  • A massagem não deve causar dor!

Como realizar a massagem no períneo?

  1. Sente-se confortavelmente e relaxe.

  2. Umedeça os dedos com algumas gotas de óleo ou lubrificante.

  3. Massageie a pele entre a vagina e o ânus com uma pressão suave.

  4. Primeiro, use o dedo indicador e depois adicione o dedo médio - insira os dedos na vagina cerca de dois terços e mova de um lado para o outro, pressionando a parede vaginal para frente e para baixo, por cerca de 3 minutos.

  5. No final da massagem, esfregue a pele no períneo entre o polegar e o indicador. À medida que você consegue relaxar, tente aumentar suavemente a pressão no períneo. Gradualmente, ele deve se tornar suave e elástico.